Regiões Metropolitanas Querem Mais Autonomia

Criadas em 1972 pelo Governo Federal, as nove regiões metropolitanas brasileiras enfrentam um problema comum: falta de poder decisório e falta de recursos para tornarem realidade seus planos de crescimento ordenado. Regiões Metropolitanas Mais Autônomas ZH 11.04.1981 pg. central

Trem e Polos Forçam Reexame dos Planos da Grande Porto Alegre

Pioneira em ter um plano de desenvolvimento antes mesmo de o Governo Federal ter definido as nove regiões metropolitanas, a Grande Porto Alegre vai agregar instalações antes não previstas: os polos Petroquímico e Carboquímico e o Trem Metropolitano. Com isto, a Metroplan vai estudar possíveis modificações a serem introduzidas ao plano original. Trem e Pólos … Ler mais

Novas Armas Contra os Alagamentos

Limpeza preventiva e desobstrução e redes e um plano diretor de pluviais são as novas armas que a prefeitura pretende adotar para evitar os transtornos causados à cidade quando da ocorrência de chuvaradas. Novas Armas Contra os Alagamentos ZH 3.05.1981 pg.central

Caminho Aberto Para as Bicicletas

Porto Alegre tinha pronto programa para implantação de uma rede de ciclovias na cidade. A proposta, segundo o arquiteto João Paulo Umpierre Pohlmann, da Secretaria do Planejamento Municipal, previa dar à cidade áreas destinadas aos ciclistas em uma cirurgia urbana que pelos seus custos se tornaria inviável. Cidade Abre o Caminho Para as Bicicletas ZH … Ler mais

A História do Planejamento Urbano em Porto Alegre

Do Plano de Melhoramentos de 1914 ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 1979, Porto Alegre sempre foi pioneira na busca de um desenvolvimento ordenado. Planejamento Urbano em Porto Alegre1 ZH 7.06.1981 Caderno Especial Planejamento Urbano em Porto Alegre2 ZH 7.06.1981 Caderno Especial Planejamento Urbano em Porto Alegre3 ZH 7.06.1981 Caderno Especial

A Volta dos Bondes, Sonho Possível

Mas seriam veículo diferentes daqueles que deixaram as ruas de Porto Alegre em 1970. Os corredores de ônibus implantados na cidade seriam a fase intermediária para a implantação de bondes ou troleibus no futuro, opinava o prefeito Guilherme Socias Villela. Os Bondes Podem Voltar, Modernos Folha da Tarde 11.06.1981 pg.3

Plano Para os Corredores de Ônibus Funcionarem Melhor

As propostas eram de que apenas uma empresa de ônibus atuasse por corredor, a criação da operação integrada – com o usuário podendo realizar duas viagens com um único tíquete. Plano Para Corredores Funcionarem Melhor 5.07.1981 pg.central

A Cada Dia 100 Novos Buracos

Quase 10 milhões de cruzeiros por mês era o que a prefeitura gastava somente com a conservação de ruas e avenidas da cidade. E os técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) faziam questão de destacar: “Nós não abrimos buracos, nós os fechamos”. 100 Novos Buracos Por Dia ZH 20.07.1981 pg.central

Objetivo é Salvar o Centro

A ação conjunta de diversos órgãos municipais tinha como objetivo combater as barreiras que impediam a livre movimentação de pedestres, como postes de sinalização, telefones públicos e outros equipamentos inadequadamente instalados; a invasão das calçadas por materiais depositados por construtoras; e ambulantes e floristas que não cuidam da limpeza das ruas. Objetivo é Salvar o … Ler mais

O Visual do Centro Melhorou

Pouco mais de um mês depois da operação conjunta para melhorar as condições da área central de Porto Alegre já era possível constatar algumas mudanças positivas. Centro Mais Limpo e Humano ZH 10.12.1981 pg.central